Marcha a Cuiabá: Conselho de Arquitetura apresenta projeto que vai apoiar 106 municípios

Marcha a Cuiabá: Conselho de Arquitetura apresenta projeto que vai apoiar 106 municípios

Por JOSÉ MAURIVAL 06/07/2017 - 14:37 hs
Foto: Assessoria CAU-MT

Marcha a Cuiabá: Conselho de Arquitetura apresenta projeto que vai apoiar 106 municípios

Fonte:Assessoria CAU-MT

 

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) vai apoiar 70% dos municípios mato-grossenses (106) a implementarem a Nova Agenda Urbana. A proposta será apresentada durante a 1ª Marcha a Cuiabá dos Prefeitos e Vereadores em Defesa dos Municípios Mato-grossenses, que será realizada nos dias 10 e 11 de julho pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O projeto visa apoiar municípios com menos de 20 mil habitantes a desenvolverem uma nova estratégia de desenvolvimento urbano, mais resiliente, com menos impacto e mais qualidade de vida, através de Planos Diretores Participativos. A proposta, cujo orçamento totaliza cerca de R$ 8 milhões, está sendo construída em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e já conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa (AL) e AMM.

Segundo o presidente do CAU/MT, Wilson Fernando Vargas de Andrade, o projeto leva em consideração o ordenamento territorial em função das características socioambientais de cada município, indo além do simples ordenamento do uso do solo. “Queremos oferecer a esses municípios a oportunidade de discutir e elaborar planos que vão orientar um desenvolvimento socioeconômico e urbanístico de maneira mais inteligente e sustentável”, explicou.

A Nova Agenda Urbana foi aprovada no ano passado, durante a Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em Quito, no Equador. “A proposta do CAU/MT é conscientizar os agentes públicos desses municípios para a importância de ter um plano de desenvolvimento balizado na inclusão socioeconômica”, complementou Andrade, que participou do evento.

De acordo com o vice-presidente do CAU/MT, Eduardo Cairo Chileto, o projeto está em fase final de construção e o próximo passo será a definição das atividades e do formato das parcerias, o que deverá acontecer em uma reunião executiva ainda em julho. “É fundamental que os prefeitos e vereadores conheçam a proposta, já que 106, dos 141 municípios mato-grossenses, serão beneficiados. E, para isso, o apoio dos gestores será fundamental”, resumiu.

De acordo com a programação do evento, a apresentação do projeto pelo CAU/MT acontecerá em dois momentos: no dia 10/07, às16h30, em espaço destinado aos secretários municipais; e, no dia 11/07, às 14h30, para prefeitos e vice-prefeitos.